O Deus das Lagartas

Lethícia Ditadi
3 min readDec 28, 2020

Algumas pessoas que andam pela terra carregam no coração um amor monoteísta, e dentro desse círculo de pessoas que amam a um só deus encontramos um grupo menor (ainda que grande) de pessoas que servem a Yahweh (em hebraico יהוה). Eu faço parte deste grupo de pessoas que encontram nEle não só um Deus mas inúmeros facetas, como Pai, Professor, Salvador e Criador de todo o universo.

Para produzir beleza aprendi que precisava aprender a apreciar a beleza, encontrar no caos diário aquele bilhete divino que fala sobre a volta de um Rei em meio a natureza e ao cenário urbano. As imagens de amor falam sobre o real motivo de se existir: esperar em estado de contemplação por aquEle que nos amou primeiro. Descobri que tudo que me faz encher os olhos é um sinal da promessa que Ele nos fez de voltar.

Mesmo quando olho para mim e me sinto bonita é a imagem e semelhança dEle que retornam no espelho, é saber que tenho uma origem, um Pai, um propósito, uma missão. A beleza não está nas cores da flor, mas nos olhos e no pensamento daquele que a planejou, desenhou e no processo de a construir. Talvez por isso eu seja uma pessoa tão fácil de se encantar, eu realmente me encanto com os esquemas e raízes. A histórias das coisas.

Você precisa ser muito obstinado para não encontrar nada em tudo.

Pensa nas lagartas: pequenas a pontos de serem esmagadas por um pé, vivem se arrastando, entre seu líquido e a terra. Passam boa parte da vida enxergando tudo através de uma perspectiva baixa e algumas vezes até suja. A área de influência de uma lagarta é pequena e dificilmente alguém consegue vê-la para se encantar com suas cores, seu corpo molinho ou seu esforço para se movimentar.

Mas um Deus poderoso a ponto de criar um furacão a entregou uma das metáforas mais lindas da natureza, permitindo a elas nascerem de uma forma e se transformarem em algo ainda melhor, algo incrivelmente maravilhoso! Quantas pessoas não tem seus dias transformados porque uma simples borboleta pousou no seu ombro ou ainda na sua frente? Eu mesmo não preciso nem vê-la parada, basta vê-la!

Adaptação livre de um doodle encontrado no pinterest

Lagartas em formação, em casulos ou borboletas nos ensinam que Deus é paciente. Imagino que Ele a desenhou e como um projeto onde temos todas as fases, Ele a tomou em notas e a cada lagarta criada Ele já enxerga a beleza de uma borboleta. Somos esse projeto quando decidimos caminhar nos planos dEle, tenho certeza que todas as borboletas que encontramos se entregaram ao curso natural de transformação.

Cada pessoa que me inspira, que brilha, que transforma algo eu vejo a borboleta pronta, voando e assistindo tudo de um plano aéreo e suave. Contemplando as cores que refletem a Glória de Deus através de suas asas. Porém mais que isso eu consigo olhar para a lagarta que sou e me alegrar em continuar seguindo o plano do Deus das lagartas, porque Ele já me vê borboleta e isso basta mesmo que ninguém mais possa enxergar.

Lethícia Barros

--

--